sábado, 26 de junho de 2010

Coluna 26 de junho

Acisel
A Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas (Acisel) recebeu, na última quinta-feira (17), diversos esportistas que entregaram os pré-projetos para a elaboração do calendário esportivo municipal.

Segundo o presidente da entidade, Eduardo Rocholi, a proposta final deverá abrigar um evento esportivo para cada mês, construindo assim um variado calendário anual.

Ainda segundo Rocholi para 2011, o objetivo da Acisel é estender o apoio institucional às mais variadas modalidades esportivas praticadas em Sete Lagoas. Dentre elas basquete, karatê, vôlei, tênis, handball, parapente, entre outras.

Universidade I
Existem fatos que noticio com uma felicidade muito grande, normalmente quando vou enaltecer os avanços, o crescimento desta cidade na qual tenho a felicidade de residir há 32 anos.

Quando cheguei em Sete Lagoas já existia a Unifemm, que era na época a única faculdade existente na cidade e quase que a única na região. Hoje, a Unifemm já é um Centro Universitário depois de muita luta por um ensino de qualidade.

Há cerca de 30 anos em Sete Lagoas a maioria dos jovens que queriam ter um curso superior tinham que ir à Belo Horizonte e este era sem dúvida um grande gargalo para a economia local, pois os pais para sustentar os filhos nas universidades praticamente abriam mão de investimentos significativos na cidade.

Hoje acontece justamente o contrário, com um grande número de faculdades e um leque de cursos variados Sete Lagoas recebe este ganho econômico que advém dos estudantes. A economia cresce em quase todos os setores: habitação, alimentação, entre outros. Pode-se dizer que hoje Sete Lagoas é um polo educacional de grande importância para toda a região.

Universidade II
Nesta segunda, dia 28 de junho, às 9h, Sete Lagoas dará mais um importante passo no setor universitáriol, quando será inaugurada o campus da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Com uma área de 22 hectares doada pela Embrapa Milho e Sorgo, a UFSJ oferece os cursos de Engenharia de Alimentos, Agronomia, Zootecnia, além de turmas de mestrado e doutorado.

Na solenidade de inauguração do campus estarão presentes o reitor da UFSJ, Helvécio Luiz Reis, demais integrantes do corpo diretor da Universidade, além do deputado federal Márcio Reinaldo, cujo apoio foi imprescindível na instalação do campus em Sete Lagoas.

Universidade III
O diretor do campus da UFSJ Sete Lagoas, professor Antônio Carlos Guimarães de Almeida, destaca que a relação com a comunidade científica de Sete Lagoas tem sido um fator de grande importância para o sucesso da universidade, pois são mais de 60 pesquisadores da Embrapa e muitos são os projetos de pesquisa em conjunto.

Na pós-graduação, 1/3 do corpo docente pertence à Embrapa. A alta qualificação desses pesquisadores influiu significativamente na recomendação do Comitê Técnico-Científico da Capes.

Sete Lagoas na Copa 2010
Além dos conterrâneos Chico Maia e Álvaro Vilaça na Copa 2010, temos mais um setelagoano por opção curtindo o evento na África do Sul. Trata-se do jovem empresário Rafael Valadares, meu sobrinho e afilhado, que juntamente com uma turma de amigos de um banco curte os jogos do Brasil na África. Na semana passada, no blog do Chico Maia foi postada uma foto do grupo de amigos do Rafael.


Blog do Chico Maia
Falando em Copa do Mundo vale destacar que o Blog do nosso conterrâneo é atualizado várias vezes ao dia direto do país da Copa. Com muitas informações sobre os bastidores do evento mundial, o blog foge das outras páginas que se restringem a comentar o futebol no interior das quatro linhas. Vale à pena acessar, conhecer e ficar muito bem informado. Acesse: http://blog.chicomaia.com.br/

Brasil x Portugal
A mensagem no Twitter do Noblat após o jogo no Brasil resume bem a partida com Portugal. “O Brasil não jogou para ganhar, mas para não perder. Dunga está feliz. Futebol medíocre”. Que venha o próximo jogo nesta segunda-feira pelas oitavas de final e que o time do Dunga apresente um futebol mais brasileiro, o que acho difícil. Mas como brasileira não desisto nunca.

Arena do Jacaré I
A nova casa do futebol mineiro está praticamente pronta. Com quase todas as cadeiras instaladas, o gramado em perfeitas condições, a Arena irá colocar Sete Lagoas novamente em projeção nacional. Dará gosto de ver as redes nacionais entrarem no ar em dia de transmissões de jogos e dizerem: direto da Arena do Jacaré, na cidade de Sete Lagoas. Com certeza merecemos esse presente.

Arena do Jacaré II
Tudo indica que o primeiro jogo oficial do estádio será entre Atlético x Atlético GO, no dia 15 de julho, na volta do Campeonato Brasileiro. Os moradores da região já estão entusiasmados com a reinauguração do novo ponto turístico de Sete Lagoas. A iluminação do estádio está sendo testada desde a semana passada e o estacionamento está praticamente pronto para ser utilizado.

Mais segurança para os mineiros
O governador Antonio Anastasia anunciou, nessa quinta-feira (24), a nomeação de 805 agentes de polícia, formados no dia 11 de junho deste ano, após aprovados no concurso público, realizado no ano passado pela Polícia Civil de Minas Gerais. A data da posse e designação dos novos policiais será divulgada nos próximos dias.

Com a nomeação deste novo contingente, o quadro de pessoal da Polícia Civil contará, a partir de julho, com efetivo de 10.130 policiais, sendo 7.130 agentes de polícia, 1.104 delegados, 611 peritos criminais, 247 médicos legistas, 1.690 escrivães e 53 auxiliares de necropsia.

Sucesso Total
Quando pensamos em um grupo familiar que deu certo empresarialmente podemos citar os irmãos Luciano, Gisele e Eduardo, leia-se grupo Felt.

Citando o grupo empreendedor vale destacar a Felt Lúmina prepara mais uma campanha promocional. A promoção será realizada da segunda quinzena de julho a 15 de agosto e promete preços imbatíveis.

Cabana do Peixe
Dá gosto ver o movimento do bar Cabana do Peixe na nossa cidade. O aconchegante bar que fica no bairro São Geraldo conseguiu quebrar a tradição e atrair um público que frequentava somente os bares da orla da Lagoa Paulino e do centro da cidade. O diferencial do bar são seus deliciosos pratos e o atendimento nota dez que é realizado pelos garçons e pelo dono da casa, o competente Claudinho.

Eleições I
Em entrevista ao repórter Eduardo Costa da rádio Itataiaia, nesta quinta-feira (24), a presidenciável Dilma Rousseff comentou a aliança PMDB- PT em Minas, parceria polêmica e imposta pelo governo federal. Segunda a candidata que agora se diz mineira de corpo e alma, mas com sotaque de gaúcha, a aliança em Minas e no Maranhão (onde o PT uniu com Roseana Sarney) mostra que ninguém governa sozinho. Como diz aquele ditado “óleo e água não se misturam”. Concordo plenamente.

Eleições II
No Maranhão, O PT contestou a coligação na Justiça e o deputado federal Domingos Dutra (PT-MA) fez greve de fome por alguns dias em protesto contra a decisão da executiva nacional do partido.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Coluna 24 de junho

Simone Tavares e sua bela filha Letícia (foto: Manacial Stúdio)

Marina Silva
A pré-candidata do PV à Presidência da República Marina Silva, que estava licenciada do Senado desde o dia 29 de abril e que retornou à casa para dar seu importante apoio na votação do projeto “ficha limpa” volta a se licenciar. Ela deverá ficar afastada até primeiro de julho, data esta na qual sua candidatura deverá ter sido registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Vale destacar que a mesa diretora do Senado pode conceder licença de até 120 dias para cada Senador .Durante este período a pré-candidata não receberá salário. Marina Silva, pelo que se vê até agora, será o grande diferencial na nossa futura eleição para presidente. Ela será o contrasenso para aqueles que de início não pretendem votar no tucano José Serra e nem na candidata do presidente Luiz Inácio da Silva, Dilma Roosef.

Ficha limpa
Este projeto ficha limpa, que é uma pequena amostra de que a vontade do eleitor tem de ser respeitada já começa a incomodar. Vale ressaltar, que o mesmo só foi votado por nossos ilustres representantes por pressão popular. Foram milhões de assinaturas que o puseram em pauta.

Segundo informação do Tribunal de Contas da União (TCU), nessa segunda-feira (21),desde 2002 foram 7.854 condenações, destas condenações 4.922 possuem mais de uma condenação. As condenações englobam diversos tipos de agentes públicos- dentre os quais governadores, prefeitos, secretários estaduais, municipais e diretores de autarquias que tiveram suas contas julgadas irregulares pelo órgão nos últimos oito anos. Minas Gerais, infelizmente, fica bem no ranking de contas rejeitadas, ocupa o quarto lugar com 575 condenações ao todo. Confira abaixo a lista de condenações por estado da Federação.

Caminhada pela valorização Histórico Cultural
Em busca da valorização da memória e identidade cultural de Sete Lagoas, os alunos do 2º período de Comunicação Social da faculdade Promove desenvolveram o projeto intitulado História e Ação.

Entre as ações previstas pelo projeto está a primeira caminhada pelo patrimônio que acontecerá no próximo sábado (26). A concentração para o evento acontecerá na Estação Ferroviária (Av. Antônio Olinto), às 9h30, com apresentação musical do artista Carlos Loscar.

A fanfarra da Escola Municipal Professor Vasco Damião dará um toque especial à caminhada que seguirá rumo a um dos nossos patrimônios, o Casarão.

Mais informações sobre a caminhada no blog e no twitter do projeto.

Blog:
http://www.historiaeacao7l.blogspot.com/

Twitter:
www.twitter.com/historiaeacao

Meio Ambiente I
Não sei se é coincidência ou se é o reflexo das ações que englobaram a “Semana do Meio Ambiente” e da efetiva divulgação da mídia sobre o assunto, mas o fato é que a empresa Recóleo (coleta e reciclagem de óleo residual) em Sete Lagoas registrou um significativo número de adesões feitas pelos empresários do setor.

Aproveito para registrar que em breve Sete Lagoas contará com um sistema de coleta doméstica, que será realizada por meio de parceiros como supermercados, associações, igrejas e entidades, que disponibilizarão à comunidade coletores para que seja levado o óleo que sobra em suas residências. Segundo estudos, cada litro de óleo contamina cerca de um milhão de litros de água.

Meio Ambiente II
Foi um verdadeiro sucesso o I Simpósio de Meio Ambiente de Sete Lagoas realizado nos dias 16 e 17 de junho. Promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o evento contou com a presença de estudiosos do tema que debateram a questão ambiental.

Com as inscrições esgotadas, o Simpósio promete entrar para o calendário anual de evento de Sete Lagoas. Para a realização do evento, a prefeitura municipal contou com a parceria da Unifemm e do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Grande parte do sucesso do simpósio deve-se ao secretário municipal de Meio Ambiente Lairson Couto e à superintendente de Meio Ambiente Luciana Machado. Parabéns pela iniciativa.

sábado, 19 de junho de 2010

Coluna 19 de junho

Por debaixo dos panos
No jogo entre Holanda e Dinamarca, no Soccer City ocorreu um fato inusitado. Quarenta belas mulheres holandesas todas uniformizadas, com curtíssimos vestidos laranjas, chamavam a atenção de todos, inclusive da TV que fez questão de fazer um bom close das belas.

Só havia um problema, para a Fifa é claro. As belas ostentavam em seus micros vestidos, discretamente, a palavra “Bavária”, nome de uma marca de cerveja que não é patrocinadora do mega evento. Resultado, as loiras foram convidadas a deixar o estádio acusadas de propaganda não autorizada.

Copa 2010 I
Bem tímida a estréia da seleção do Dunga na Copa. A verdade é que o Brasil não sabe jogar contra times extremamente fechados. A Coréia do Norte jogou com todos os jogadores na defesa, mas como brasileiro não desiste nunca o que nos resta é torcer e acreditar. Mesmo aquém do que esperamos de uma seleção brasileira, o que sabemos é que sempre colocamos medo nos nossos adversários e que somos o país do futebol.

Copa 2010 II
Dá gosto de ver a alegria do povo africano. Gente sofrida, mas acima de tudo guerreira e alegre, que anima e leva muito barulho aos estádios da Copa com suas vuvuzelas. É uma pena os bafana bafana (como é conhecida a seleção da casa) não estarem contribuindo a altura do seu povo. Ver a África do Sul levar três gols do Uruguai foi sofrido. Foi doído ver os donos da casa saírem de campo antes da partida acabar.

Copa 2010 III
Confesso que andava com uma pontinha de inveja ao ver a Praça da Estação em BH toda decorada para a copa. Agora a inveja diminui, pois nosso prefeito Maroca também ornamentou um dos nossos pontos turísticos. Para valorizar o clima e o ritmo de copa que se encontram os cidadãos a praça Dom Carlos Carmelo Mota – praça da feirinha - foi toda decorada.Confira o efeito não só por esta foto e sim ao vivo , saboreando um pouco da culinária da feirinha e também conferindo o artesanato local.

Copa 2014 I
Ao ver a Copa 2010 já imagino Belo Horizonte, uma das cidades sede da Copa 2014, cheia de turistas e de jornalistas de todo o mundo. Com certeza Belo Horizonte fará bonito como cidade sede no evento mundial.

Copa 2014 II
Falando em Belo Horizonte, vale destacar que o Governo de Minas reafirmou, nesta quarta (16), seu interesse em sediar a abertura da Copa 2014. Com o cumprimento das obras de modernização do Mineirão em dia, o Mineirão tem tudo para ser o palco da grande abertura da Copa.

Copa 2014 III
A exclusão do Morumbi pelo Comitê Organizador Local da Copa 2014 mostra o lobby do Corinthians para que São Paulo construa um novo estádio e que entregue as chaves para o Timão. A luta para abertura da Copa não será fácil, mas Minas mostra capacidade para ganhá-la.

Estradas I
Até 2003, muitos dos mineiros não conheciam o que era uma estrada asfaltada. Hoje, o asfalto é realidade em diversos municípios, onde os moradores e os visitantes tinham que, literalmente, comer muita poeira para chegar aos seus destinos. Asfalto também é sinônimo de educação, saúde, melhores condições de vida. Tudo isso, foi um dos inúmeros feitos da gestão Aécio Neves – Anastasia – levar asfalto e, consequentemente, desenvolvimento para centenas de municípios de Minas.

Estradas II
Desde 2003, o Governo de Minas, por meio do ProAcesso, investiu R$ 4,7 bilhões nas estradas estaduais mineiras. Minas tem uma das maiores malhas rodoviárias do país com 34 mil km, sendo que 25 mil quilômetros são de responsabilidade do Estado. Em sete anos, foram pavimentados quase 4 mil quilômetros de estradas de municípios que só dispunham de acesso por terra. Já foram beneficiados 152 municípios. Outros 67 trechos encontram-se em andamento. Os investimentos, desde o início do programa, somam R$ 2,4 bilhões.

Estradas III
Nessa segunda (14), o governador Antonio Anastasia anunciou o novo programa de pavimentação asfáltica do Governo de Minas, trata-se do programa Caminhos de Minas. Este é sem dúvida o maior conjunto de obras de infraestrutura viária já realizado no Estado, que levará o asfalto a 223 trechos de estradas que fazem ligação entre as cidades mineiras. O programa beneficiará diretamente 297 municípios, com a pavimentação de 7,6 mil quilômetros de extensão, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de milhares de mineiros que utilizam as estradas de terra.

Estradas IV
Entre as estradas a serem contempladas com a pavimentação asfáltica está o novo contorno da MG- 424 no trecho que liga Matozinhos e Prudente de Morais à cidade de Sete Lagoas. Também merece destaque a obra de pavimentação ligando Sete Lagoas ao município de Araçaí. Ambas as obras, são esperadas há décadas pela nossa região. Até que enfim vão sair do papel e melhorar a vida de muita gente.

Estradas V
Não poderia deixar de mencionar as obras que irão beneficiar a região da cidade de Pompéu, onde nasci. Quantas vezes cruzei e comi muita poeira ao ir até às cidades de Papagaios, Abaeté e ao querido distrito pompeano de Silva Campos. Essas três obras, que também integram o Programa Caminhos de Minas, foram muitas vezes prometidas pelos governantes que já tivemos, mas agora se tornarão realidade.

Sete Lagoas Merece
Aproveito para elogiar a reforma feita na Casa da Cultura Francisco Timóteo. O secretário da cultura Fred Antoniasi fez um belíssimo trabalho. Parabéns Fred! Sete Lagoas há muito merecia um espaço digno dos artistas que tem. Aqui vale a frase que diz “quem quer faz”, porque tenho certeza que a empreitada não foi fácil.

Na foto o artista Marco Antônio, um dos renomados artistas que compõem a mostra intitulada Mirar, que brilhantemente inauguraram a galeria Miralda Elisa de Faria Roque.

Escândalo nacional
Eclode mais um grande escândalo, só que desta feita não é envolvendo políticos e sim os concursos públicos. A polícia federal numa operação denominada Tormenta revelou nesta quarta feira (16) um grande esquema de fraudes. Os suspeitos tinham acesso aos cadernos de questões com uma certa antecipação e chegaram a cobrar até US$ 150 mil por gabarito. Os concursos fraudados são para agente da Polícia Federal, de 2009, para auditor da Receita Federal, de 1994, e para o exame da segunda fase Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), também em 2009.

Agora um grande caminho vai ser percorrido pelos mais de 130 mil candidatos que fizeram os concursos e foram lesados com a fraude.

Dona Dochinha I
Uma justíssima homenagem a Dona Dochinha, fundadora do Grupo Convivência, será feita neste dia 23 de junho, na Casa da Cultura. Uma mostra fotográfica será o ponto de partida para o devido registro da história do grupo. Mas o ponto alto, sem dúvida, será o lançamento da revista “Maturidade Ativa” e a exibição de documentário com registros diversos deste importantíssimo trabalho.

Dona Dochinha II
O Grupo Convivência é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1986 por Alexandrina de Souza Dayrell, a Dona Dochinha. O foco do trabalho é o artesanato e a busca de práticas de vida mais saudáveis para mulheres que já se encontram na terceira idade.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Coluna 16 de junho

Meio ambiente I
Li recentemente uma entrevista do arquiteto e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner tratando de um dos problemas de maior atualidade no planeta. O meio ambiente. Jaime é considerado um expert no assunto, pois é responsável por tornar Curitiba referência mundial no quesito meio ambiente e sustentabilidade. Desta entrevista coloco para vocês duas perguntas e suas respectivas respostas e vocês verão como tudo fica mais fácil quando há um pouco de vontade política, pois para que a população comece a reciclar há de haver vontade política.

Meio ambiente II
Eu por exemplo, reciclo meu lixo, mas tenho de colocá-lo lá fora nas lixeiras que vão ser coletadas e compactadas como se fosse um lixo comum. Tenho certeza de que, como eu ,muitas outras pessoas já estão aptas a fazerem esta reciclagem desde que este resíduo seja coletado adequadamente.

Meio ambiente III
Pergunta ao Jaime Lerner
Porque o Sr acredita que cidade não é problema, mas solução?
Porque qualquer cidade em qualquer parte do mundo pode melhorar sua qualidade de vida em menos de três anos. Isso é possível porque nem sempre a resposta vem com dinheiro público, mas com ações coletivas. É importante ter decisão política, mas é fundamental a visão estratégica para promover uma mudança e fazer com que todas as forças da comunidade atuem a favor.

Meio ambiente IV
Pergunta a Jaime Lerner
Como resolver um dos maiores problemas atuais a imensa quantidade de lixo?
Educando as crianças. Em Curitiba alunos de Escolas Públicas separam, reciclam o lixo e ensinam os pais. Em vez de gastar recursos para coletar e reciclar e depois gastar energia para separá-lo, por que não separar em casa? Há 20 anos, entre 60% e 70% da população de Curitiba separa seus rejeitos para reciclagem É o mais alto índice do mundo.

Meio ambiente V
Fica ai a sugestão para nossos administradores públicos. Elejam um bairro na cidade e façam um projeto piloto neste sentido. Lancem uma cartilha em uma escola deste bairro e proponham aos educadores um trabalho piloto. Tenho certeza que eles se sentirão orgulhosos por terem sido escolhidos e em pouco tempo o projeto estará sendo solicitado por outros bairros.

Meio ambiente VI
Com um projeto assim tenho certeza que no próximo ano na semana do meio ambiente já estaremos estendendo este projeto a vários outros bairros. A sociedade está ávida para fazer a sua parte. Tenho certeza.

Radar de moda
As rendas saíram das peças de lingeries e literalmente invadiram o inverno. Respondem presença seja nos acessórios como luvas, carteiras, ou no vestuário propriamente dito , blusas, vestidos ,etc. Foram , pasmem , glamourizar até os pés, em sapatos belíssimos.O máximo para mim no quesito renda é a bota do mega estilista de sapatos Cristian Loubotin. Glamour puro.


Voluntárias do amor
O grupo de voluntárias do Hospital Nossa Senhora das Graças além de levarem o que há de mais primordial à vida que é o amor, a solidariedade com o próximo estão também sempre em busca de angariar recursos financeiros para sua causa. Desta feita fizeram uma rifa de uma bicicleta. O sorteio aconteceu no dia 15 de maio e ganhadora foi Euzi Batista Pereira.
A foto registra o momento da entrega.

Recorde de produção
É muito bom podermos registrar os avanços de Sete Lagoas e é isto que faço agora quando tenho o prazer de citar que a Iveco Sete Lagoas registrou no mês de maio seu recorde de produção no Brasil. Foram 3368 veículos produzidos.

É muito importante para nós cidadãos vermos que a dependência que tínhamos do setor guseiro tende a diminuir. O gusa é e sempre será um importante polo comercial e fomentador de empregos e renda para o município , mas é importante que outros setores também se solidifiquem.

sábado, 5 de junho de 2010

Coluna 05 de junho


No embalo do Dia dos Namorados Deywson Tavares e Dayane (foto). Imagem: Estúdio Manancial
Valorizando o Skate (Boa Vista)
Amanhã Sete Lagoas sediará o Desafio do Skate na modalidade “street’’. Esta será a quarta vez consecutiva que o evento acontece. O palco como das outras vezes será a pista de patins do belo Parque Náutico da Boa Vista. Para os que gostam do esporte uma boa notícia, a entrada é franca.

O organizador, Magno Silva de Oliveira, encontra-se muito entusiasmado com a adesão dos amantes do esporte. Até esta terça- feira já contava com mais de 70 adesões, sendo 40 de Sete Lagoas e 30 da região.

Um valoroso apoio destacado por Magno para a realização do evento foi o da prefeitura municipal através da Secretaria de Esporte e Lazer.

Boa Vista II
Muito elogiada a iniciativa da prefeitura municipal através da Secretaria de Indústria e Comércio, leia-se Éder Bolson , quanto a modificação e revitalização da tradicional feira da Boa Vista. Esta se encontra de roupagem nova (barracas) e em endereço nobre, a orla da lagoa.

Roupagem nova
De barracas novas se encontra também a feira central. Parabéns à Secretaria , pela valorização das feiras que são sem dúvida grandes fomentadoras de renda para muitas famílias setelagoanas, além é claro de ser também um tradicional ponto de encontro.

Administração Pública
Os graduandos da Administração Pública da Universidade Federal de São João Del rei, lotados no pólo de Sete Lagoas, participarão do segundo encontro de alunos a nível nacional na cidade de São João no dia 12 de junho.Contam com o apoio da prefeitura municipal , que disponibilizará uma van para levá-los até a Universidade.

Única
Muito sugestivo o nome escolhido pela empresária e cirurgiã dentista Juliana Carneiro para sua boutique. Detalhe, só é comercializado roupas brancas. Colares e acessórios dão um toque especial. Se você não conhece dê uma conferida. Fica ali na rua Cônego Raimundo 131.

Lá com certeza você encontrará a simpática Auxiliadora Carneiro que está sempre presente assessorando a equipe .

Contemplando a região
Nossa região está sendo contemplada no governo Antonio Anastasia. Desta feita foram as cidades de Santana de Pirapama e Jequitibá . No dia 28 de maio foi assinado convênio de R$ 1.9 milhão para investimento em obras de três Pontes no trecho da rodovia LMG 807, entre Jequitibá e Santana de Pirapama.

O prefeito de Santana de Pirapama, Alberto Carlos Gomes Tameirão, ressaltou as inúmeras obras que estão sendo realizadas no município. “Com duas pontes que vamos inaugurar, completamos 47 pontes nesse governo. Pirapama é um verdadeiro canteiro de obras e nós vamos continuar o progresso”, disse.

Segundo moradores estas são obras esperadas pela comunidade desde 1989. O prazo para a execução das obras é de 180 dias.

Licença maternidade I
A nova lei que versa sobre licença-maternidade foi publicada na última sexta-feira de maio ,dia 28, no Orgão Oficial do Estado. Ela aumenta em 60 dias a duração desta licença. Já eram 120 dias, agora serão 180 dias.

A licença abrangerá também as mães que adotarem um filho. Durante o tempo que estiverem licenciadas as mães não poderão exercerem nenhuma função remunerada nem colocar os filhos em creche , pois o objetivo é garantir a proteção da maternidade e da infância.

Sucesso sempre
Um grupo musical consagrado não só em Sete Lagoas, mas também em toda região é a banda Cadilac Mineiro.

Neste dia 12 de junho ela apresentará seu novo repertório, com inclusão de diversas músicas de Erasmo Carlos, na casa de show Donana (centro). Não é preciso nem falar que o romantismo vai predominar e que a casa vai lotar ,pois estes músicos já têm um público apaixonado e cativo.Também integra este seleto grupo Túlio Deiber e o tecladista Marcio Coruja.

Acho injusto
Acho muito injusta a instalação de feiras itinerantes em qualquer cidade. Estas feiras vêm, se alocam por poucos dias no município, não geram nem um emprego sequer e levam o dinheiro para a sua cidade de origem. Os comércios da cidade ficam prejudicados com a concorrência desleal, pois em sua maioria estes feirantes não fornecem notas fiscais dos produtos vendidos evitando assim de pagar impostos aos cofres públicos. Pelo que parece, visto os mais variados out-doors espalhados pela cidade, mesmo com toda luta das entidades lojistas ,ainda vai acontecer uma feira de malha em Sete Lagoas.Querem uma sugestão? Uma fiscalização rigorosa, pelo menos os cofres públicos se beneficiariam e com isto estes itinerantes pensariam muitas vezes antes de voltarem por aqui.

Será?
Recentemente o horário de atendimento ao público foi reduzido pelas repartições municipais de Sete Lagoas. Alegam que a medida contribuirá para a diminuição dos gastos operacionais.

Será? Fui informada que os funcionários continuarão trabalhando internamente só que de portas fechadas. E nós cidadãos como ficamos?

Sugiro aos nossos administradores que avaliem com carinho se o custo benefício desta iniciativa irá compensar o sacrifício que trará aos cidadãos.

Simpósio de Meio Ambiente
A Secretaria de Meio Ambiente de Sete Lagoas realizará um importante Simpósio de Meio Ambiente nos dias 16 e 17 de junho. Inscrições no site (www.setelagoas.mg.gov.br). O evento é uma realização da Prefeitura, com apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Centro Universitário de Sete Lagoas (Unifemm), em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e a Sete Lagoas, Lazer, Turismo e Cultura (Seltur).

Forró de São João
Eventos de sucesso sempre se repetem e é assim com o já tradicional forró de São João , realizado pelas lojas maçônicas de Sete Lagoas. Neste ano a festa se sucederá no dia 26 de junho, sábado. No palco o famoso setelagoano Rodrigo Ribeiro .
Na organização Ordem Demolay, Filhas de Jó, Loja Maçônica General Nascimento Vargas, Jaques Demolay e Austeridade e Justiça

Leandro Lupiano
Quem trocou de idade esta semana foi o artista plástico Leandro Lupiano. Comemorou a data cercado de familiares e amigos. Para você amigo muito sucesso e paz.